Revista Adultos 4° trimestre 2023

Pesquisar este blog

Lição 07 – A Divisão Espiritual no Lar

A DIVISÃO ESPIRITUAL NO LAR
 

Lição 7 - 12 de agosto de 2012
"Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de ua mulher seja ganho sem palavra" 1 Pe 3.1).


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Coríntios 7.12-16


12 - Mas, aos outros, digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.


13 - E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe,


14- Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido. Doutra sorte, os vossos filhos seriam imundos; mas agora, são santos.


15 - Mas, se o descrente se apartar, aparta-se; porque neste caso o irmão ou irmã, não está sujeito á servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.


16- Porque, donde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, donde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?





O esboço é elaborado pelo texto bíblico da lição.   






Pastor Adilson Guilhermel 
fonte: http://www.pastorguilhermel.com.br

Viver com o seu cônjuge não-cristão

Published on 10/06/10
Viver com o seu cônjuge não-cristão É possível viver em paz com seu cônjuge descrente? Esta é uma pergunta que muitos crentes lutam com uma base regular. Se você está casado com um incrédulo, o que Deus quer que você faça? Existem diretrizes claras revelada na Palavra de Deus para ajudar você a viver em paz com seu cônjuge não-cristão? Enquanto você lê estas palavras de encorajamento pedir a Deus para dar-lhe um coração aberto e disposto a ouvir o que Ele vai lhe dizer pessoalmente. 1. Não procure uma saída. Muitas vezes, quando um parceiro recebe a Cristo e começa a lutar em seu casamento, ele vai começar a ver o divórcio como a solução mais fácil para seus problemas conjugais. No entanto, o divórcio nunca é uma solução rápida ou fácil para qualquer casamento conturbado. Na verdade, o divórcio muitas vezes irá criar ainda mais dificuldades e turbulências que se a pessoa opte por permanecer e trabalhar os problemas. Ao longo dos anos muitos casais têm me confessou no aconselhamento que lamentou não ter se esforçado mais para resolver os problemas em seus casamentos. Por esta razão, Paulo claramente instrui os cristãos que são casados com não-cristãos não ao divórcio: “Se algum irmão tem mulher que não acredita, e ela está disposta a viver com ele, não deixe que ele se divorciar dela E uma mulher que tem. um marido que não acredita que, se ele está disposto a viver com ela, deixe que ela não o divórcio dele “(1 Coríntios. 7:12-13).
Você deve entender que é por desígnio de Deus e não por alguma chance de que você foi salvo quando casado com sua esposa. Se o cônjuge incrédulo está disposta a viver com você, Deus, então, ser assegurada está elaborando seu plano em e através de sua vida. Paulo encorajou a igreja de Éfeso que Deus salvou e que Ele quis realizar sua obra através delas: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2:10). Portanto, não procurar uma maneira de sair do casamento. Em vez disso, pedir a Deus para lhe mostrar como Ele quer cumprir sua obra através de você em suas circunstâncias atuais. Em seguida, fazê-lo.
Agora, alguns de vocês estão pensando, não existem exceções para o que você disse? Claro que sim. Se você ler todo o contexto de 1 Coríntios 7:12-16, você vai achar que Paulo também lida com essas questões. Ele afirma claramente que, “se a partida incrédulo, aparte-se; um irmão ou irmã, não está sujeito à servidão, em casos tais, mas Deus nos chamou para a paz.” (1 Coríntios 7:15).. O que Paulo quer dizer? A palavra traduzida partem nesta passagem significa divorciar-se e é claramente usado neste contexto em 1 Coríntios 7:11. Portanto, se seu cônjuge não-cristão não está disposto a viver com você e demonstra a recusa dele para permanecer na aliança do casamento por divórcio ou abandono você, esse comportamento te liberta do relacionamento.
Da mesma forma, se sua esposa está fisicamente abusivas em sua direção, este comportamento demonstra que seu companheiro não está disposto a morar com você de uma maneira pacífica. Lembre-se, Deus está muito preocupado com a paz ea segurança de você e seus filhos. Deus claramente comunicada esta preocupação para o Seu povo quando Ele os encorajou em Deuteronômio 12:10: “O Senhor teu Deus, te dá … de resto todos os vossos inimigos em redor, para que você habitar em segurança.” Deus também promete: “Vou colocá-lo em segurança para as quais ele deseja” (Sl 12:5). Portanto, você nunca deve se permitir ser abusada fisicamente por seu companheiro. Deus não quer que você permaneça em um relacionamento perigoso. Se Deus disse Jacob ao afastar-se de uma relação com o pai-de-lei, devido aos salários injustos, quanto mais você deve remover-se de um cônjuge abusivo que está colocando em risco a sua vida (Gn 31:3)? Claro, a única excepção a este conselho é se sua esposa está sinceramente buscando ajuda para seu comportamento abusivo através do aconselhamento e desenvolver um relacionamento correto com Deus.
No entanto, se as circunstâncias acima não estão ocorrendo e seu esposo está disposta a morar com você, considere o seguinte conselho para ajudá-lo a viver em paz com seu cônjuge descrente.
2. Seja realista. Expectativas irrealistas atuar como um dos maiores obstáculos em qualquer casamento. Recusa a adotar uma perspectiva realista em relação aos resultados de seu cônjuge com raiva tremenda, frustração e depressão. Se você já está frustrado, analisar realisticamente suas expectativas atuais sobre o seu companheiro. Quais são algumas expectativas irrealistas que você deve evitar?
Primeiro, pergunte a si mesmo como você espera que seu companheiro se comportar. É realista pensar que seu cônjuge não salvo irá agir como um cristão? Você provavelmente responderia: “Claro que não. Eu nunca esperaria isso!” Mas, você já ouviu-se dizer: “Por que não ele ou ela faz _?” Pergunte a si mesmo, seria o fruto do Espírito Santo em sua vida produzir este comportamento desejado? Se a resposta for sim, então a expectativa não é realista, porque o seu cônjuge não é cristão nem ele ou ela tem acesso ao poder do Espírito. Portanto, continuando a segurar essa expectativa em seu coração só vai trazer frustração.
Em segundo lugar, você espera que seu companheiro a ser salvo de imediato? Você está supondo que, uma vez que você veio a Cristo e “viram a luz”, que ele ou ela deve também? Lembre-se, cada pessoa vem a Cristo em seu próprio tempo. Quando os discípulos perguntaram a Jesus quando Ele iria restaurar o reino de Israel, Ele disse: “Não é para você conhecer tempos ou épocas que o Pai tem colocado em seu próprio poder” (Atos 1:7). Em outras palavras, Jesus explicou que o Pai havia tempos, estações, e os propósitos que ele estava cumprindo a Sua própria maneira. Nós não temos noção desses objectivos e, portanto, só precisa confiar n’Ele para concluir seu trabalho como ele vê o ajuste. Sabemos pela história que esta restauração de Israel não ocorrer por outro 1.900 anos.
Assim, na certeza de que Deus está trabalhando na vida do seu companheiro de incrédulos como Ele prometeu. Você deve prender a promessa que Deus deu ao profeta Habacuque: “Olha … e relógio – Seja absolutamente estupefacto Porque eu realizo uma obra em vossos dias que você não acreditaria, se fosse te disse!” (Habacuque 1:5 ). Amado, acredito que Deus está trabalhando a mesma obra em seu esposo que Ele fez em você. Ele ama seu companheiro não salvas, tanto quanto Ele o ama. Ele está trabalhando!
Portanto, analisar as suas expectativas e ter certeza de que eles são realistas e bíblico. Compare seu pensamento com o que Deus prometeu e, em seguida, deixar o processo a ele.
3. Lembre-se porque você está casado. Por que Deus permite que você se torne um pouco cristã casada com um incrédulo? Esta pergunta é respondida especificamente nas Escrituras. Você está em este casamento para santificar o seu cônjuge. Isto é o que Paulo declarou em 1 Coríntios 07:14: “Porque o marido incrédulo é santificado pela esposa, ea esposa incrédula é santificada pelo marido, caso contrário os vossos filhos seriam impuros, mas agora são santos.” O que significa santificar o seu cônjuge?
Primeiro, deixe-me lhe dizer o que não significa. Para santificar o seu companheiro não quer dizer que você vai automaticamente trazer a salvação para o seu cônjuge ou seus filhos, porque você fica no casamento. Esta é uma completa incompreensão do significado da santificação. Deixe-me explicar brevemente o que significa santificação.
A palavra santificar é mesma raiz da palavra que é traduzida “santo”, “separado”, ou “aperfeiçoando a nossa santidade.” A mesma palavra é também traduzida como “santificado” ou “santo” no final do versículo 14, em referência aos seus filhos. Esta palavra santificar é usada pela primeira vez no Antigo Testamento os utensílios que foram separados para uso nas ofertas do templo. Estes utensílios eram santos e separados para este serviço sozinho. Portanto, para santificar os meios para definir algo à parte ou para definir alguém separado para os propósitos de Deus. Considere quatro formas são santificados:
(A) Você foi santificado antes que você veio a Cristo. Deus vos separei e santificados que pelo Espírito de Deus, como Ele chamou-lhe a Jesus Cristo. Em João 6:44 Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou o dele.”
(B) No ponto de salvação Escritura declara que “foram lavados, fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo” (1 Cor. 6:11). Portanto, depois que você recebeu Jesus que foram santificados por Deus, lavado de seus pecados, e colocou no Seu reino (Col. 1:13).
(C), também são santificados como você anda com Cristo e crescer na santidade pessoal. Essa transformação de sua vida acontece como Ele o distingue, conformando-lo para a imagem do Filho. Paulo chamou isso de trabalho ”, aperfeiçoando a santidade” (2 Coríntios. 7:1). Esta obra santificadora ocorre como você confia e aplicar as promessas de Deus em sua vida pessoal.
(D) Finalmente, a obra santificadora de Deus é completado no momento em que você se encontrar com Jesus face a face com a morte ou quando Ele voltar para os Seus. Paulo se refere a esta obra concluída, quando disse: “Ora, o Deus de paz vos santifique em tudo, e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.: 23).
Agora que você entende o propósito da santificação, vamos amarrá-lo com o nosso objecto de um cônjuge cristão viver com um descrente. Quando um cristão é viver com um não-cristão, o incrédulo está sendo separado e trabalhado pelo Espírito Santo como um resultado direto da presença do cristão no lar. Lembre-se, você é uma luz na escuridão da vida do seu companheiro (Mt 5:14-16). Desde que seu companheiro está disposta a morar com você, ele ou ela terá naturalmente um maior potencial de serem salvos do que se você não estavam presentes na casa. Paulo implica com essa sua pergunta: “Porque, como você sabe, ó mulher, se salvarás teu marido Ou, como sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?” (1 Coríntios 7:16.)?
Uma outra razão para ficar em um casamento com o infiel é para o bem das crianças. De acordo com 1 Coríntios 7:14, as crianças vivem com pais cristãos são santos e não imundo. Esta palavra impuro é a mesma palavra traduzida como “comum” em muitos lugares do Novo Testamento. Lembre-se de Pedro disse a Jesus: “Eu nunca comi coisa alguma comum e imunda” (Atos 10:14). Se seus filhos são comuns, simplesmente significa que eles não estão em posição santificada. Este é o mesmo princípio que foi referido acima a respeito de sua influência santificadora sobre sua esposa ou o marido incrédulo. Portanto, desde a sua presença tem essa influência santificadora sobre o seu cônjuge e seus filhos, se seu companheiro está disposta melhor é permanecer no seu casamento.
As pessoas têm me dito muitas vezes: “Eu não quero ficar com minha esposa incrédula apenas para as crianças.” Mas, à luz da presente instrução, eu acho que é um excelente motivo! Deus está novamente tentando motivá-lo a ficar e trabalhar os problemas. Você percebe que se você deixar seu esposo seus filhos podem acabar vivendo com um pai não-cristão ou padrasto ou madrasta, que iria colocá-los em uma posição não santificado? Todo o tempo, eu aconselho os pais com filhos que vivem em lares não-cristãos. Os pais crentes e seus filhos enfrentam lutas tremendas com a má influência de um pai ou mãe ímpios passo. Quando as crianças chegam em casa do visitando o pai não salvos, o cônjuge cristão tem que desfazer todo o estrago feito no fim de semana ou no verão. Portanto, lembre-se que a sua presença em sua casa tem grande influência benéfica.
4. Concentre-se em sua conduta. Um terrível erro que muitos cristãos fazem é se concentrar no que eles dizem que ao invés de sua conduta. Você é o exemplo de Deus chamou você para ser: de como um crente ama, como um crente fala com os outros, como um crente caminha na fé e vida na pureza (1 Tm 4:12.)? Você precisa ser sal e luz em sua casa (Mt 5:13-16). Seu comportamento vai afetar toda a sua família. Você não pode ver uma mudança instantânea, mas eu garanto que você estará santificando-as por sua vida. Lembre-se, sua família está esperando para ver como vai lidar com os triunfos e ensaios em sua vida. Portanto, ser um bom testemunho. Santifica aqueles ao seu redor primeira por seu comportamento. Pedro especificamente advertiu esposas crentes de tomar esta ação: “Esposas, também, ser submisso aos vossos próprios maridos, que, mesmo se alguns não obedecem à palavra, que, sem uma palavra, pode ser vencido pela conduta de suas esposas, quando observar o seu comportamento casto “(1 Pe 3:1-2). Além disso, Paulo lembrou a igreja de Corinto que eles foram uma carta viva, conhecida e lida por todos os homens “(2 Coríntios. 3:2). Sua vida pode ser a única Bíblia que o seu cônjuge ou filhos nunca vai ler. Portanto, concentre-se em ter uma conduta que é digna do Evangelho (Fp 1:27).
5. Partilhe a sua fé. Lá vem um tempo quando você precisa compartilhar sua fé. Existem duas situações muito apropriado quando você deve testemunhar verbalmente a seu cônjuge não salvo:
(A) O seu cônjuge pode-se observar alguma atitude ou comportamento que exemplifica o trabalho de Deus em sua vida, e ele ou ela vai agradecer por você. Neste momento, lembrar que seu cônjuge não foi esse o jeito que você estava antes de vir a Cristo. Explique o quanto melhor seria se você pudesse compartilhar essas alterações em conjunto no seu casamento.
(B) Aguarde até que seu esposo está lutando com o vazio em sua própria vida ou está enfrentando dificuldades relacionais com outra pessoa. Lembre-lhe que uma vez você se sentiu da mesma maneira, e é por isso que você entregou sua vida a Cristo.
Como você compartilhar com seu companheiro, não palestra ou pregar um sermão longo. Trabalho para ser o mais breve possível para que você não vai começar a pressão ou irritar seu companheiro. Apenas continuar a compartilhar sua fé, se ele ou ela continua o diálogo. Sempre se esforçar para manter uma conversação em dois sentidos. Caso contrário, mantenha as suas declarações a duas ou três frases que você não vai começar a palestra.
Além disso, sempre procuram maneiras de responder às ideias pré-concebidas sobre o seu companheiro porque ele ou ela não pode se tornar um cristão, ou por que se tornar um crente é indesejável. Você deve fazer o seu trabalho de modo que você será capaz de falar de maneira concisa e eficaz a estas questões. Por quê? Porque “A palavra falada no tempo devido, como é bom” (Pv 15:23)! Isaías também descreveu essa possibilidade: “O SenhorDEUS me deu a língua dos sábios, que eu deveria saber falar uma palavra em época para quem está cansado” (Is. 50:4).
6. Não os odeio. Se o seu companheiro continua a resistir às suas palavras e rejeita a Cristo, você deve ter muito cuidado para não ficar ressentido ou com raiva em direção a ele ou ela. Por quê? A rejeição de Cristo não é uma rejeição pessoal de vocês. Deus confortou o profeta Samuel limpar seu potencial mal-entendido: “reinado Eles não rejeitou, mas eles rejeitaram a mim, não que eu sobre eles” (1 Samuel 8:7). Jesus disse aos discípulos a mesma coisa. “Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita-me, e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou” (Lucas 10:16). Portanto, entendemos que a rejeição de seu cônjuge é especificamente a recusa em permitir que o Senhor tem autoridade sobre sua vida.
Além disso, você deve perceber que seu parceiro é simplesmente desconheciam quem é Deus e que Ele tem feito. Paulo disse, “o deus deste século cegou” as mentes daqueles que não acreditam (2 Coríntios. 4:4). Isso significa que seu esposo realmente não entendo o que ele ou ela está fazendo. Jesus reconheceu este semelhante cegueira quando Ele clamou na cruz: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).
Para melhor entender a cegueira de seu cônjuge e para ajudá-lo com o seu ressentimento, deixe-me ilustrar esta maneira. Coloque-se por um momento em uma linha muito frequentada na loja, esperando para comprar alguns itens. Todo mundo é pressionado contra um ao outro em um espaço pequeno. O homem na frente de você de repente faz backup em você e etapas em seu dedo do pé. Você rapidamente deslocar para a frente fora de seus pés. Em alguns momentos ele faz a mesma coisa, mas os passos do seu outro pé e esmaga os dedos de uma pouco mais. Sua raiva se baseia neste momento, e você de repente dizer a este homem para ser mais cuidadoso. Não vá por 30 segundo antes que ele perde o equilíbrio e conduz o seu cotovelo em seu estômago. Você explodir instantaneamente, agarra o homem, e swing-lo por perto, pronto para gritar com ele. Como você furiosamente a vez do homem ao redor, de repente você percebe que ele é cego. Agora, como você se sente? Você entende que o homem não propositadamente pisar em seus dedos para ferir intencionalmente, mas foi impedido por sua cegueira. A coisa mais importante é perceber que você é o único com o problema.
Portanto, dar o seu companheiro não salva um pouco de consideração com base em seu conhecimento de sua condição. Dê-lhe algum espaço e paciência, e rezar para que Deus abra seus olhos.
7. Ore a Oração. É a sua arma mais poderosa e maior na luta para manter seu casamento. Tiago nos ensina que “a oração eficaz fervorosa de um justo pode muito” (Tiago 5:16). A palavra significa aproveita para ter força e poder extraordinário. Você quer exercer força extraordinária e poder sobre o coração de seu cônjuge e mente? Se o fizer, então ore! Peça a Deus continuamente para falar e tocar o coração de seu cônjuge, para suavizar a dureza, e ao poder cegar amarrará Satanás em sua vida. Quando Jesus curou um homem possuído por demônios Ele explicou seu método de criação povo livre do poder de Satanás: “Como pode alguém entrar na casa de um homem forte e roubar-lhe os bens, se primeiro não amarrar o homem forte e então roubará a sua casa?” ( Mateus 12:29). Se seu amado está a ser pilhada do reino das trevas, você deve sempre lutar esta batalha em oração. Jesus lhe deu autoridade sobre todo o poder sobrenatural do inimigo. “Eis que vos dou autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada vos fará dano algum” (Lucas 10:19). Sua autoridade não se baseia em seu poder ou habilidade, mas no poderoso nome de Jesus. Mantenha o seu amado até diante do trono de Deus e pedir ao Pai para condenar, bem como para remover a cegueira de seu cônjuge. Orar, e ore novamente. Orai sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17).. Nunca desista!
Não desanime se você não ver resultados imediatos. Lembre-se, seu companheiro deve responder a convicção de Deus ea revelação de sua própria vontade. Você deve simplesmente fazer a sua parte e deixe o resto com ele. Lembre-se de orar por si mesmo, que você pode encontrar a força ea coragem para o caminho que você está hoje. conselho de Davi é absolutamente essencial para a sua resistência: “Espera no SENHOR; tem bom ânimo, e ele fortalecerá o vosso coração; espera, pois, pelo Senhor” (Sl 27:14)!



fonte: http://brazilianbaptist.org

0 comments:

Postar um comentário

 
2012 Blog do Figueror | Blogger Templates for HostGator Coupon Code Sponsors: WooThemes Coupon Code, Rockable Press Discount Code | Distributed By: BloggerBulk